Províncias

Reinaugurada ponte sobre o rio Luxico

Isidoro Samutula | Dundo

A ponte sobre o rio Luxico , que dá acesso à Estrada Nacional 225, que liga a cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, à Malanje, entrou ontem em funcionamento, depois de ter sido reabilitada.

Fotografia: DR

Reinaugurada pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, a ponte tem 30 metros de cumprimento e 11 de largura.
É suportada por uma estrutura mista que apresenta uma laje de betão, assente em quatro longarinas metálicas, com uma altura de um metro e 50 centímetros.
Segundo o director de obras da empresa Griner, que realizou os trabalhos, Mário Mendonça, a ponte tem a capacidade para suportar 90 toneladas e foi construída a uma média de 38 metros de profundidade.
O empreendimento atravessa o rio Luxico, numa zona onde existe uma bacia formada pela união de dois rios, o Luxico e Luele.
“A construção desta ponte está enquadrada no projecto de recuperação do troço de 26 quilómetros da Estrada Nacional 225, disse Mário Mendonça, para acrescentar: “Os trabalhos no troço vão decorrer sem constrangimentos e estarão baseados na aplicação de betão betuminoso e uma camada de desgaste, prevendo-se asfaltar até final deste mês cerca de três quilómetros”.
A Estrada Nacional 225, que tem um percurso de 504 quilómetros, permite a ligação entre a província da Lunda-Norte e o litoral do país.
O ministro da Construção e Obras Públicas disse esperar pela conclusão das obras no troço de 26 quilómetros na Estrada Nacional 225 em Setembro deste ano. “Vamos aproveitar o tempo de Cacimbo para darmos bom andamento da empreitada”, já que nesta região chove muito”, sublinhou Manuel Tavares de Almeida.

 

Tempo

Multimédia