Províncias

Reitor da universidade apresenta projectos

Matias da Costa | Kuito

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, sedeada no Huambo, Cristóvão Simões, manifestou no fim-de-semana, na cidade do Kuito, a sua satisfação pela materialização do Ensino Superior naquela província.

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, sedeada no Huambo, Cristóvão Simões, manifestou no fim-de-semana, na cidade do Kuito, a sua satisfação pela materialização do Ensino Superior naquela província.
Cristóvão Simões manifestou esta satisfação quando falava na sua apresentação aos membros governamentais da província, que considerou ser o culminar de um sonho conjunto o arranque daquela universidade.
O académico realçou que a Universidade José Eduardo dos Santos, cuja jurisdição abarca as províncias do Huambo, Moxico e Bié, começa a sua tarefa de fundamentar e executar na cidade do Kuito o Ensino Superior e politécnico no Bié, criada pela resolução nº 4/07, do Conselho de Ministros.O Magnífico reitor reconheceu haver algumas dificuldades nos primeiros tempos e garantiu apoios e solidariedade por parte do governo local e população em geral. Cristóvão Simões referiu que as acções universitárias que serão desenvolvidas na província, no âmbito da implementação do Ensino Superior, têm como objectivo a melhoria do ensino na província, bem como as condições de vida das populações. Álvaro Manuel de Boavida Neto, governador provincial do Bié, considerou ser um passo importante para a província e para a vida do povo do Bié a criação e extensão da Universidade José Eduardo dos Santos, e que a mesma abre a possibilidade de uma maior interacção entre o governo provincial e a reitoria da universidade.
O governador entende que a criação e extensão do Ensino Superior na região tem em conta a necessidade do crescimento intelectual e científico da província. “Penso que é apenas o primeiro passo. Acredito que as políticas a serem adoptadas pela reitoria melhorem gradualmente para que se satisfaça os anseios das populações”, disse.
Expressou a solidariedade do governo local na prossecução dos objectivos da universidade.A Universidade José Eduardo dos Santos, no Bié, arranca, na primeira fase, com o curso superior de enfermagem.
A capital da província do Bié é o Kuito. Tem uma área de 70.314 quilómetros quadrados e uma população em dois milhões de pessoas.Fazem parte da província os municípios do Kuito, Andulo, Nharea, Cuemba, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Chinguar e Chitembo.
A província produz arroz, feijão,
milho, sisa, banana, horticolas , café e citrinos.
Para além da actividade agrícola, a  população dedica-se ao sector  da  pecuária.

Tempo

Multimédia