Províncias

Reitor da Universidade quer alunos proactivos

Estudantes da Universidade Cuito Cuanavale foram encorajados sexta-feira pelo reitor em exercício da instituição académica, Augusto Tchipombele, a serem mais proactivos e participativos, para melhor contribuírem no desenvolvimento da província do Cuando Cubango.

Jovens são incentivados a apostar na formação académica
Fotografia: Nicolau Vasco| Edições Novembro


O responsável da Universidade Cuito Cuanavale, que falava durane as segundas jornadas estudantis que decorreram sob o lema “As tecnologias de Informação e Comunicação, como proposta de Desenvolvimento Económico Local”, adiantou que o desenvolvimento da região e a afirmação da instituição dependem igualmente da acção dos estudantes, tendo em conta que são o garante da continuidade da instituição.
Augusto Tchipombele referiu que as jornadas visam, essencialmente, incentivar a utilização das TIC enquanto potenciais ferramentas que podem assegurar o crescimento e o desenvolvimento do Cuando Cubango.
Para o professor universitário, os discentes devem apresentar os resultados dos trabalhos de investigação e sua consequente disseminação à comunidade académica, para depois considerar o evento como uma oportunidade ímpar de introspecção para a avaliação do grau do trabalho de investigação realizado, tendo em atenção a definição dos caminhos a seguir.
O reitor em exercício lembrou que em pleno século XXI, a materialização dos conceitos de crescimento do desenvolvimento estão intrinsecamente relacionados com as TIC, por isso a pertinência do programa da simbiose que se estabelece entre os aspectos tecnológicos e socio-económicos.
O programa reservou, entre outros, questões ligadas à disciplina do sistema de gestão de base de dados do curso de informática, bem como divulgação do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, em Menongue.

Tempo

Multimédia