Províncias

Reservas de sangue reforçadas na região

Um total de 100 balões de sangue, dos quais 50 para o Hospital Geral do Cuando Cubango e igual número para a Pediatria de Menongue, foram doados ontem por jovens afectos ao secretariado executivo da Brigada Jovens Solidários (BJS).

Sobe o número de dadores voluntários no Cuando Cubango
Fotografia: Mavitidy Mulaza | Edições Novembro

O secretário executivo da BJS, Nelson Lopes Funete, disse que se todos os cidadãos maiores de 18 anos tivessem a cultura de doar sangue uma vez por ano muitas vidas eram salvas.
Nelson Lopes Funete explicou que a solidariedade fortalece a coesão social e foi nesta perspectiva que convidou a juventude e não só a abraçarem esta causa, no sentido de fazer crescer cada vez mais a associação, visto que a BJS é a principal plataforma de doação de sangue a nível do país.
"A BJS controla dez mil jovens a nível do país e na província do Cuando Cubango conta com 655 dadores, dos quais 352  do sexo feminino", informou Nelson Lopes Funete para explicar que a actividade, denominada “Menongue Vermelho”, enquadra-se nas comemorações do quinto aniversário da Brigada Jovens Solidários, assinalado a 28 de Setembro, e que trabalharam em parceria com o Banco Económico, Comando da Quinta Divisão Militar de Infantaria da Região Sul e da Polícia Nacional.
Nelson Lopes Funete realçou que é a sexta vez que a BJS ajuda as unidades sanitárias da província do Cuando Cubango, uma actividade que tem sequência no próximo fim de semana na província de Cabinda.

Tempo

Multimédia