Províncias

Responsável da Educação realça melhorias no sector

O sector da Educação registou, desde 2008, na província do Uíge, melhorias significativas, consubstanciadas na construção de infra-estruturas escolares em diferentes localidades da região, informou, no sábado o director provincial da Educação em exercício, Mendes Victor Lisboa.

Educação no Uíge está no bom caminho
Fotografia: Kindala Manuel

O sector da Educação registou, desde 2008, na província do Uíge, melhorias significativas, consubstanciadas na construção de infra-estruturas escolares em diferentes localidades da região, informou, no sábado o director provincial da Educação em exercício, Mendes Victor Lisboa. O responsável fez esta apreciação aquando do acto que marcou as comemorações do 25º aniversário da Associação dos Professores Angolanos (APA), no município de Mucaba.
Com efeito, destacou a construção, desde 2008, de mil e trezentas e catorze escolas, das quais 1.250 primárias, trinta e cinco do primeiro ciclo, vinte e quatro do segundo ciclo e cinco institutos médios.
Para a fonte, a construção dessas infra-estruturas é resultado dos esforços do Executivo.
Por sua vez, o primeiro secretário da Associação dos Professores Angolanos, Dias Carlos Metange, reconheceu os esforços do Executivo no melhoramento das condições básicas dos docentes, traduzidos ainda na melhoria dos seus salários, sua reconversão à luz do novo estatuto da carreira docente.
Dias Metange defendeu ainda a necessidade de erradicação da diferença entre o professor do campo e da cidade, para se evitar a emigração rural dos docentes, assim como a ligação estreita entre encarregados de educação e os docentes.

Tempo

Multimédia