Províncias

Retomadas as obras na via Quitexe-sede de Ambuila

Valter Gomes | Ambuila

Os trabalhos de terraplanagem e asfaltagem da via Quitexe-sede de Ambuila, na província do Uíge, num percurso de 74 quilómetros, paralisados desde Janeiro deste ano por falta de verbas, retomaram na semana passada. Actualmente já estão asfaltados e sinalizados 31 quilómetros.

Retomadas as obras na via Quitexe-sede de Ambuila
Fotografia: DR

A empreitada, que teve o início no ano passado, através de um financiamento de uma linha de crédito da China, está dividida em duas fases: A primeira comporta a terraplanagem e asfaltagem da via . A segunda, as obras vão estender da sede de Ambuila à comuna do Quipedro, num troço de 97 quilómetros.

O governador provincial do Uíge, Sérgio Rescova, que constatou o nível de execução das obras, manifestou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos, tendo recomendado à empresa construtora o cumprimento dos prazos contratuais. Sérgio Rescova avançou que, dentro do Plano Estratégico do Go-verno Provincial, em colaboração com o Ministério da Construção, serão reabilitadas outras vias em vários municípios. “Não é possível alcançarmos o desenvolvimento com as vias que ligam às co-munas e aldeias completamente debilitadas”, disse.

O governante anunciou que o Uíge faz parte do conjunto de outras províncias que o Ministério da Economia e Planeamento seleccionou para um projecto de apoio à classe empresarial, que visa o escoamento de produtos agrícolas do campo para as cidades.

Hospital de Ambuila

Em relação à obra do Hospital Municipal de Ambuila, paralisada há cinco anos, o governador garantiu que os trabalhos vão retomar brevemente. “ O Hospital Municipal de Ambuila está inscrito como um projecto prioritário no PIIM, pelo que vamos tratar do assunto com maior brevidade para a retomada das obras”, assegurou.

Tempo

Multimédia