Províncias

Rotura do stock de fármacos é travada em breve na região

Venâncio Víctor | Malanje

A direcção do Hospital Regional de Malanje vai apresentar em breve um plano de contingência ao Governo Provincial, para garantir que o stock de medicamentos deixe de registar roturas constantes, anunciou sexta-feira o director provincial da Saúde.

Pedro José António disse que o plano, além de propor o aperfeiçoamento da gestão de medicamentos, vai contribuir igualmente para que a unidade hospitalar possa fazer um melhor aproveitamento dos recursos humanos e dos equipamentos.
O director provincial defendeu a realização imediata deste programa, em função da actual crise económica que o país atravessa, daí que esforços devem ser redobrados para se ultrapassar as dificuldades actuais. A implementação do plano de contingência foi defendida num encontro de emergência entre o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, e a direcção do hospital, para se avaliar a situação da unidade clínica. No encontro, os responsáveis sanitários informaram o governador que a unidade sanitária debate-se com muitos problemas, com destaque para a rotura do stock de medicamentos e com carência de recursos humanos.
Apesar destas dificuldades, os membros do governo constataram o bom empenho dos técnicos do hospital, para atender os pacientes, pautando pela humanização dos serviços.
Os membros do governo recomendaram à direcção provincial da Saúde para a reactivação dos comités de ética nas unidades sanitárias, da supervisão escolar e dos gabinetes do utente.

Tempo

Multimédia