Províncias

Ruas e casas iluminadas no município de Marimba

Eduardo Cunha | Malanje

A população do município de Marimba, a 210 quilómetros da sede capital da província de Malanje, beneficia, há já alguns dias, de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento de uma central térmica com capacidade para 2. 475 megawatts. A estrutura foi inaugurada pelo governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.

Fotografia: JAIMAGENS | Edições Novembro

O empreendimento, uma iniciativa do grupo empresarial Miamop, está orçado em mais de 50 milhões de kwanzas e vai criar postos de trabalho para dezenas de jovens do município.
O director da Miamop, Capunga Pinto, informou que numa primeira fase serão feitas 47 ligações domiciliares e instalados 70 postos de iluminação pública, dos 210 previstos. Salientou que cada consumidor deverá comparticipar com um valor mínimo de 3. 500 kwanzas mensais, que vão servir para a manutenção dos equipamentos.
Referiu que, no caso das instituições públicas, como escolas, hospitais, Comando Municipal da Polícia Nacional e a administração municipal, entre outras, estão isentas do pagamento do consumo de energia.
A população do município de Marimba mostrou-se satisfeita pelo facto de, pela primeira vez, na sua história, a região beneficiar de energia eléctrica. Com a instalação da central térmica, a comunidade vê resolvido um dos maiores problemas com que se debatia. “No passado, havia dificuldade de poder conservar os frescos, ouvir rádio e acompanhar os noticiários e outras informações na televisão”, disseram os munícipes.  
O soba adjunto do bairro Ngola Muinga, Domingos Camueji, disse que há muito que se espera pela instalação deste empreendimento social que, de certo modo, vai contribuir para o desenvolvimento da circunscrição.
A autoridade tradicional destacou o empenho da administração municipal e do Grupo Empresarial Miamop, que muito contribuíram para que a iluminação pública no município de Marimba fosse uma realidade.
Domingos Camueji admitiu que a instalação da central térmica se vai reflectir na qualidade de vida da população do município de Marimba. Ainda em Marimba, o governador de Malanje procedeu igualmente à inauguração de uma bomba de combustível, com capacidade para 18 mil litros.

Tempo

Multimédia