Províncias

Saúde alarga a rede de atendimento

A construção de um hospital pediátrico e outro materno-infantil na cidade do Huambo faz parte dos planos a serem executados pela Direcção Provincial da Saúde, anunciou ontem o responsável do sector.

Fotografia: JAIMAGEM

Frederico João Carlos Juliana disse à Angop que o hospital pediátrico, cujas obras podem arrancar em 2014, faz parte do plano de desenvolvimento da província para os próximos quatro anos, sendo que o materno-infantil pode ser incluído no Programa de Investimentos Públicos. A construção de um hospital de referência na vila municipal de Chinjenje e o apetrechamento do bloco operatório do hospital do município do Bailundo, também fazem parte dos projectos a executar pelo sector, antes de 2017.
 Frederico Juliana anunciou, para este ano, a entrada em funcionamento do centro de hemodiálise, cujos ensaios clínicos decorrem a bom ritmo, assim como o hospital psiquiátrico que aguarda por técnicos especializados.
Para os próximos quatro anos, a direcção da Saúde pretende construir mais unidades sanitárias na província, sobretudo em aldeias afastadas das vilas comunais e municipais onde, actualmente, se regista um défice de centros de saúde e postos médicos para prestarem assistência médica e medicamentosa às populações locais.

Tempo

Multimédia