Províncias

Sector agrícola garante trabalho a muitos jovens

Sónia Maria | Caculama

A fazenda Caxinganeca, no município de Caculama, província de Malanje, deu trabalho a 35 jovens da região, disse ontem, ao Jornal de Angola, o seu proprietário.

Buila Figueira explicou que além de Caculama, a fazenda  Caxinganeca  abastece, “em grandes quantidades”, o mercado municipal da cidade de Malanje com produtos como mandioca, feijão, ginguba, batata-doce e milho.
Na presente campanha agrícola a fazenda, com uma extensão de 320 hectares, que também se dedica à criação de gado bovino, caprino e suíno, colheu 114 toneladas de mandioca, 20 de feijão, 30 de batata-doce e 10 de batata rena, disse Buila Figueira, que considerou importante a produção local, uma vez que vai contribuir na diminuição da importação de sementes, daí o seu apelo para maior investimento na produção interna. A fazenda  Caxinganeca possui máquinas de lavoura, entre tractores e  alfaias com sistema de cultivo, de adubação e ceifeiras debulhadoras e sistema de rega. Buila Figueira sublinhou que muitos camponeses têm dificuldade de escoar a produção.

Tempo

Multimédia