Províncias

Sector da Educação reforça sistema de alfabetização

Dionísio David | Namacunde

A Direcção Municipal da Educação de Namacunde  está  envolvida na mobilização das comunidades para o aumento do número de habitantes no sistema de alfabetização, disse ontem o director municipal da Educação.

António Epalanga frisou  que o trabalho de sensibilização   permitiu a inserção de um número considerável de pessoas das comunidades locais, com realce para as zonas rurais.
O programa de alfabetização é uma oportunidade para aumentar o nível académico e formação profissional dos interessados, mas também é uma forma que se encontrou para se conseguir bons empregos, disse António Epalanga, que ressaltou que “devido a situações adversas”, o município de Namacunde ainda apresenta um número elevado de jovens iletrados.
António Epalanga referiu que o sector da Educação no município de Namacunde tem feito um esforço no sentido de mobilizar recursos humanos e materiais, com o objectivo de manter mais dinâmico o programa de alfabetização.
No presente ano lectivo, estão matriculados no programa de alfabetização 694 alunos, instruídos por 22 alfabetizadores.
O responsável do sector da Educação esclareceu que durante o ano passado foram alfabetizadas duas mil pessoas no município de Namacunde.  A par do programa de alfabetização, o município realiza o programa “Sim, Eu Posso”, que conta com 15 facilitadores e  391 alunos.

Tempo

Multimédia