Províncias

Solicitada no Bié maior abertura das fontes locais de informação

João Constantino | Cuito

As fontes de informação jornalística foram solicitadas a colaborar no fornecimento de dados aos órgãos da comunicação social, para evitar a publicação de notícias deturpadas, disse sexta-feira, na cidade do Cuito, o jornalista Fernando Chicapa.

Durante uma palestra sob o tema “Notícia Dramática e o seu Impacto Social Imediato”, o profissional da Radiodifusão Nacional de Angola (RNA) no Bié salientou a necessidade de uma maior abertura das fontes, para que os jornalistas possam fazer um trabalho com maior segurança, evitando as constantes especulações.
Fernando Chicapa destacou a importância das fontes de informação e do exercício do contraditório, assim como salientou a necessidade de isenção no exercício da profissão. Apesar de algumas dificuldades no exercício da profissão, principalmente por causa da pouca abertura das fontes de informação, Fernando Chicapa reconheceu que existe liberdade de imprensa na província do Bié e no país, em geral.
A palestra, inserida numa série de debates promovidos pela direcção provincial da Cultura do Bié, contou com a participação de membros do Governo, deputados, directores provinciais, administradores municipais e estudantes de jornalismo.Durante o debate, os participantes abordaram a questão dos estilos jornalísticos, linha editorial, pluralidade da informação, fontes de informação, entre outros assuntos.

Tempo

Multimédia