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Supervisores pedagógicos em seminário

Cerca de 30 supervisores pedagógicos dos municípios do Chitato, Cambulo e Lucapa estão a participar numa acção de formação, desde terça-feira no Dundo, sobre matérias relacionadas com funções da supervisão pedagógica.

Acção formativa vai permitir aos professores adquirirem conhecimentos pedagógicos
Fotografia: Victorino Matias|Dundo

Durante o seminário, vão ser ministrados os programas de estudo, gestão de turmas, planificação pedagógica, ambiente de aprendizagem, avaliação do processo docente educativo e zonas de influência pedagógica. O director provincial da Educação Ciência e Tecnologia, Bartolomeu Dias Sapalo, disse, na abertura, que a realização desta formação vai permitir aos professores adquirirem conhecimentos sobre supervisão pedagógica nas escolas e, consequentemente, a sua profissionalização neste ramo da educação. Bartolomeu Dias Sapalo destacou a necessidade dos docentes absorverem noções de planificação, partilha de conhecimentos pedagógicos, orientação, formação e acompanhamento das aulas ministradas pelos colegas das escolas do ensino primário e do primeiro ciclo.O objectivo da formação, referiu, é preparar e dotar os docentes de técnicas e metodologias de intervenção pedagógica destinadas a proporcionar um ensino de qualidade nas escolas primárias de todos os municípios da província da Lunda-Norte. “A qualidade do ensino não é tarefa simplesmente do professor, mas sim de todas as forças vivas da nossa província em particular, e do país em geral, através de participação activa durante todo o processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças”, referiu Bartolomeu Sapalo. Os professores vão ter a oportunidade de conhecer as orientações e metodologias que constituem a base de processo docente educativo, assiduidade, apresentação e postura perante dos alunos no decorrer da aula. O director pediu aos participantes para cultivarem o espírito de camaradagem e de patriotismo durante o período da formação, interagindo, desta forma, com os formandos, através de ideias, debates, reflexões e comparações de casos ou de realidades diferentes. A formação contínua de professores tem um papel preponderante na valorização da profissão do professor e no desenvolvimento organizativo das escolas e na melhoria da aquisição de conhecimentos por parte dos alunos. A formação está a ser orientada pelos quadros superiores da supervisão nacional do Ministério da Educação.

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