Províncias

Surto de sarampo está controlado

Daniel Benjamim | Luena

O surto de sarampo que assola o município fronteiriço do Luau, desde o mês de Abril do corrente ano, está controlado, graças à adopção de medidas que evitaram a proliferação da doença, segundo o director municipal da Saúde.

Fotografia: Angop

Henriques Caiongo afirmou que o hospital do Luau registou 560 casos de sarampo, seis dos quais causaram a morte de crianças dos zero aos 15 anos. Para evitar o surgimento de novos casos, de acordo com o director municipal da Saúde, foram vacinadas, no passado mês de Abril, 54.400 crianças dos zero aos 15 anos.
O hospital municipal do Luau, ainda de acordo com Henriques Caiongo, registou na semana passada três casos de sarampo, vindos da vizinha província da Lunda-Sul. “Ficámos surpreendidos, mas depois demos conta que as crianças eram oriundas das zonas fora da nossa jurisdição”.
Para conter a epidemia, segundo o responsável municipal da Saúde, criaram-se salas de isolamento no hospital, bem como foram reforçados os trabalhos de vigilância epidemiológica junto das comunidades.
Henriques Caiongo disse que no início as famílias que tinham doentes com sarampo pouco se interessavam com o hospital, optando por tratamento caseiro.

Tempo

Multimédia