Províncias

Surto de sarampo vitimou crianças

Joaquim Júnior |Uíge

Cinco crianças morreram em consequência do surto de sarampo que assola desde Fevereiro o município do Uíge, revelou ao Jornal de Angola o chefe do departamento de Saúde Pública da direcção provincial.

Santos Couve disse que até ao momento foram notificados 232 casos de sarampo e 43 crianças estão internadas no Hospital Geral do Uíge, onde recebem cuidados intensivos, enquanto outras responderam positivamente ao tratamento e já obtiveram alta.
Os bairros mais afectados são os do Papelão, Mbemba Ngango, Catapa e Candombe Novo, acrescentou Santos Couve.
O técnico está preocupado com a fuga de doentes das enfermarias para locais desconhecidos e com a não observância das medidas de prevenção, o que facilita a propagação do vírus.
“Quando há uma patologia transmissível as pessoas devem ter mais cuidados e quando uma criança está infectada as outras devem ficar distantes”, alertou o chefe do departamento de Saúde Pública. Os técnicos de saúde têm recorrido à Rádio para informar as comunidades de como devem proceder. Neste momento estão a ser intensificadas as campanhas de vacinação de rotina contra o sarampo.

Tempo

Multimédia