Províncias

Técnicos de Saúde melhor preparados

José Rufino | Luena

Técnicos de Saúde das províncias do Moxico e Malanje vão a partir de agora melhorar a execução das técnicas financeiras do Plano Municipal de Desenvolvimento Sanitário, em função de uma acção de capacitação que decorreu no Luena, de 26 de Setembro até sábado último.

A acção formativa, que juntou técnicos de Saúde de municípios das duas províncias, foi promovida pelo Ministério da Saúde e financiado pelo Banco Mundial, com o objectivo de apoiar o desenvolvimento das políticas de descentralização dos serviços sanitários.
O evento visou ainda conceder às autoridades e aos técnicos responsáveis do sector da Saúde a nível do município maiores responsabilidades na gestão do sistema de Saúde nas suas áreas de jurisdição.
O director provincial da Saúde no Moxico, Higildo Jamba Rodrigues, disse que o sistema de gestão de formação tem como objectivo a recolha de informação relevante, de forma confiável e oportuna, com vista a monitorizar e avaliar os resultados das actividades.
A estratégia visa dar respostas em tempo real e estabelecer critérios eficientes de acesso e de cobertura.
A actualização dos técnicos no sistema de informação faz parte do plano do Executivo sobre os Objectivos do Milénio, tendente à execução das actividades elaboradas nos planos municipais de desenvolvimento sanitário e operacionais de saúde pública, para melhorar e adequar a oferta de serviços à procura por parte da população.

Tempo

Multimédia