Províncias

Técnicos de Saúde do Zaire estão melhor capacitados

Kayila Silvina | Mbanza Congo

Médicos e gestores de unidades hospitalares dos seis municípios da província do Zaire foram capacitados, em Mbanza Congo, sobre matérias de gestão pública e hospitalar, num seminário  promovido pelo governo provincial.

Participantes no encontro foram exortados a prestar uma melhor assistância médica
Fotografia: Garcia Mayatoko | Mbanza Congo - Edições Novembro

A acção formativa visou também aprimorar conhecimentos sobre as novas técnicas da saúde, para melhorar o atendimento à população.
Durante a formação, foram abordados temas ligados à municipalização dos serviços de saúde, procedimentos de aquisição de bens, relação orgânica e funcional dos serviços de saúde, bem como princípios básicos de gestão.
O governador da província do Zaire, Joanes André, exortou aos médicos, enfermeiros e técnicos da saúde no sentido de adoptarem uma conduta apropriada  no atendimento dos doentes que procuram melhores serviços de assistência médica e medicamentosa, em diversas unidades sanitárias da região. “Estamos numa fase em que os recursos financeiros do país são escassos, mas o Governo está a envidar esforços para garantir saúde às populações,” disse  governador da província, Joanes André.
O governante aconselhou os responsáveis dos hospitais municipais e centros de saúde da região a fazerem atempadamente a requisição do material e dos medicamentos necessários.
Joanes André apelou aos jovens para apostarem na formação técnica e profissional, principalmente nos cursos técnicos, para que a província tenha mais técnicos formados em vários ramos, para melhor contribuírem para o processo de desenvolvimento socioeconómico da região. 
Participam no seminário magistrados do Ministério Público, membros do governo provincial, da Administração Municipal de Mbanza Congo, entidades tradicionais e eclesiásticas.

Tempo

Multimédia