Províncias

Técnicos de saúde recebem formação

Adriano Sapalo | Malanje

Um grupo de 120 agentes de desenvolvimento comunitário e sanitário participam em Malanje, durante 14 dias, num seminário de actualização profissional, promovido pelo Fundo de Apoio Social (FAS). 

Na abertura do seminário, o vice-governador de Malanje para a área político-social, Manuel Campos, sublinhou que o Executivo angolano tem melhorado as condições de vida da população, com a construção de escolas e hospitais.
Manuel Campos referiu que os ministérios da Saúde e da Administração do Território estão a implementar a Política Nacional de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS), com o objectivo de estender os serviços sociais básicos à população.
“Infelizmente, algumas pessoas  ainda possuem  hábitos culturais  negativos  de saneamento básico, segurança alimentar e de preservação do meio ambiente, o que contribui para o aumento da taxa de mortalidade materno-infantil”, lamentou o vice-governador.
Manuel Campos disse que doenças como a malária, febre amarela e cólera podem ser prevenidas se forem adoptados os hábitos de higiene individual e colectiva. Nesse sentido, o vice-governador aconselhou a construção de latrinas, limpeza doméstica, eliminação do capim e das águas paradas, para combater a propagação de mosquitos.

Tempo

Multimédia