Províncias

Terras agrícolas subaproveitadas são expropriadas

O Governo Provincial da Huíla vai expropriar os terrenos agrícolas subaproveitados e entregá-los a pessoas com capacidade para explorar e gerar riqueza, advertiu sexta-feira, no município da Humpata, o governador Marcelino Tyipinge.

Fotografia: JAIMAGEM

O governador, que falava no termo de uma visita que fez à zona agrícola do município, disse que esta medida entra imediatamente em vigor, numa altura em que o número de parcelas abandonadas é enorme e aumenta a cada ano que passa em toda a extensão da província da Huíla.
Marcelino Tyipinge salientou que se pretende, com a medida, encontrar fazendeiros que apostem seriamente no cultivo de hortícolas e cereais em grande escala, visando reforçar a dieta alimentar das famílias e ajudar na diversificação da  economia. “Muitas pessoas têm espaço e não trabalham a terra e as que precisam não encontram parcelas para o fazer, daí que se vai chamar estas pessoas para que deixem os terrenos e passem aos capazes de os explorar”, disse.  Sobre os apoios aos agricultores, explicou que o governo não dá dinheiro, mas traça políticas e o OGE baixa recursos para os bancos financiarem os agricultores através de programas e projectos, que visem desenvolver tais acções. O governador  visitou as fazendas Chissola 3, Quinta Crescente e  A Nossa Terra.

Tempo

Multimédia