Províncias

Abertos novos centros de saúde para garantir melhores cuidados

Fernando Neto |Nóqui

O governador do Zaire, Pedro Sebastião, inaugurou dois centros de saúde e residências para os enfermeiros, nas aldeias de Tunguni e Lengue, no município do Nóqui, fronteira com a República Democrática do Congo.

Governador falou do progresso registado
Fotografia: Adolfo Dumbo| Nóqui

O governador do Zaire, Pedro Sebastião, inaugurou dois centros de saúde e residências para os enfermeiros, nas aldeias de Tunguni e Lengue, no município do Nóqui, fronteira com a República Democrática do Congo.
Com capacidade para dez camas cada, os centros de saúde, construídos no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) receberam a designação de “Nekonzi” e “Manoki” em homenagem a dois irmãos da família real.
Completamente apetrechadas com equipamento de última geração, as duas unidades de saúde têm especialidades de medicina geral, pediatria e puericultura. Ambas estão habilitadas para vacinas de rotina, com base no Programa Alargado de Vacinação (PAV). 
Pedro Sebastião disse que a inauguração dos centros de saúde, que custaram 800 milhões de kwanzas, vem pôr fim a um longo período em que os habitantes eram obrigados a  ir à sede municipal de Nóqui à procura de assistência médica.
“Decidimos construir estes centros médicos para aproximar os serviços de saúde à vossa comunidade”, disse Pedro Sebastião, que inaugurou ainda, na vila do Nóqui, uma escola do segundo ciclo do ensino secundário com sete salas com capacidade para 600 alunos em dois turnos.
O governador visitou as obras de construção de 200 casas sociais, tendo afirmado que este e outros projectos em curso na região vão dar resposta às dificuldades de habitação. A conclusão do projecto está marcada para Março de 2013 e cada casa vai custar entre 40 a 45 mil dólares.
O director de obras da construtora Tecnovia Angola, Luís Leitão, assegurou para Outubro próximo a entrega das primeiras 40 casas. Pedro Sebastião tranquilizou a população, dizendo que a construção da estrada Mbanza Con­go/Nóqui está em “ritmo acelerado” e que em breve os automobilistas vão poder circular numa via asfaltada.
“O nosso objectivo é ter estas estradas o mais rapidamente possível asfaltadas”, referiu.

Governador do Zaire garante tranquilidade

O  governador da província garantiu em Nóqui que as eleições gerais vão decorrer com toda a tranquilidade. Pedro Sebastião pediu aos habitantes de Nóqui para não se sentirem intimidados durante as eleições, porque o Executivo liderado por José Eduardo dos Santos garante segurança aos cidadãos durante o pleito eleitoral.
Pedro Sebastião lembrou que Angola vive um período muito importante da sua história, as eleições. “Vocês sabem quem esteve sempre do vosso lado e trabalha para melhorar cada vez mais a vida da população”, afirmou o governador, que considerou “especial” a população do Nóqui.

Tempo

Multimédia