Províncias

Agricultores em formação

Nicodemos Paulo| Uíge

Agricultores e criadores do município de Negage, província do Uíge, abordaram, durante três dias, temas ligados às novas técnicas para melhorar a actividade agro-pecuária.

Agricultores e criadores do município de Negage
Fotografia: Jornal de Angola

“O seminário teve como objectivo melhorar os conhecimentos dos agricultores e criadores do Negage em matérias agro-pecuárias e prepará-los para os investimentos agrícolas feitos na região”, afirmou o vice-governador para o sector económico, Carlos Samba.
Realizado na fazenda agrícola do Grupo Mitrelli, de segunda a quarta-feira, os participantes no evento analisaram questões relacionadas com a rega e fertilizantes, cultivo de hortaliças, bactérias e vírus na agricultura, enfermidades, tratamento de gado e planeamento económico agrícola.
Carlos Samba aconselhou os agricultores e criadores do Negage a aplicarem bem as novas técnicas agro-pecuárias, “que vão permitir a diversificação de produtos e ajudar a tornar a região cada vez mais forte”.
O director de operações e comércio da empresa Agricultiva, Ran Dvir, disse que no seminário foram exibidos os avanços tecnológicos relacionados com a exploração, investigação e produção de alimentos básicos, como ovos e hortícolas.
“Esta região possui solos muito férteis e oferece boas condições para a criação de aves e gado bovino, daí a importância da transmissão de conhecimentos aos agricultores da região, para que haja muita produção e se melhore a qualidade e a quantidade de alimentos na província”, disse.
Ran Dvir, mentor do projecto, revelou que a Fazenda Agricultiva está a produzir diariamente cerca de 7.500 ovos. A campanha de produção de hortícolas em estufa e campo aberto encontra-se na sua fase inicial, para ajudar a colmatar a necessidade local de tomate, beringela, alface, repolho, cenoura, cebola e quiabo. Para tal, foram contratados 160 camponeses, além dos estudantes do Instituto Médio Agrário do Negage, que ali fazem o estágio prático.

Tempo

Multimédia