Províncias

Água potável chega à periferia

Nicodemos Paulo | Uíge

Mais de dois mil moradores dos bairros Bem-vindo, Candombe-Velho e Cemitério beneficiam de água potável, desde terça-feira, no âmbito do projecto de melhoramento do sistema de captação, tratamento e distribuição às populações da sede provincial do Uíge, informou ontem o governador provincial do Uíge.

No Uíge a empresa de água e saneamento está a colocar torneiras no interior dos quintais
Fotografia: José Bule | Uíge

Paulo Pombolo, que inaugurou a nova rede de águas do bairro Bem-vindo, referiu que o sietma vai facilitar o acesso da população a um bem indispensável à saúde, tendo em conta que a água tratada evita a proliferação de doenças, como a cólera e diarreias agudas.
O projecto de ampliação da rede de distribuição de água à cidade e periferia contempla mais de 20 mil ligações domiciliárias, a serem efectuadas em duas fases.
Na primeira foram realizadas mais de nove mil ligações, que beneficiaram os moradores do centro da cidade e dos bairros Popular, Pedreira, Quilamba-Quiaxi, Bem-vindo, Candombe Velho e Cemitério, enquanto outros 12 bairros serão contemplados gradualmente na segunda fase do projecto.
“O Governo está a acompanhar minuciosamente os trabalhos, para que tão logo seja possível toda a gente possa ter água potável a jorrar nas torneiras das suas casas. Queremos que pelo menos no princípio do próximo ano possamos levar água a mais 12 bairros periféricos da cidade do Uíge.
Apenas pedimos paciência e colaboração da população”, disse Paulo Pombolo. No Uíge, a empresa local de águas e saneamento está a colocar torneiras no interior dos quintais, para responsabilizar as famílias a cuidarem dos contadores, evitando o consumo excessivo de água e assumirem o pagamento das facturas. “Cada família vai pagar pelo consumo feito.
A empresa de água e saneamento vai, no final de cada mês, passar de casa em casa e fazer a respectiva cobrança. “Esperamos que as famílias colaborem para a manutenção dos meios colocados à disposição”, aconselhou o governador provincial, que sublinhou que, para além do projecto de águas, está em curso um outro de requalificação urbana dos bairros Pedreira e Candombe-Velho, onde estão a ser asfaltados mais de seis quilómetros de ruas, instalados postos de iluminação pública e melhorados os passeios. “Aqui no Bem-vindo está em construção um posto de saúde e uma escola para atender a população local. É verdade que também temos de melhorar as ruas, iluminá-las e colocar aqui uma subunidade policial”, referiu o governador provincial.
Paulo Pombolo disse que já orientou a Direcção Provincial de Energia e Água para que, junto da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), encontrem soluções com vista a ampliação da rede de consumidores nos bairros periféricos da cidade do Uíge e melhorar o sistema de cobranças aos consumidores.

Tempo

Multimédia