Províncias

Alunos passam a ter melhores condições

Valter Gomes| Uíge

O Uíge vai passar a ter, no próximo ano, 300 novas salas de aulas, para desafogar as escolas do primeiro ciclo e do ensino médio que estão superlotadas de alunos e substituir outras que se encontram em situação precária, anunciou o governador.

Novas salas estão a ser construídas através do Programa do Combate à Pobreza para melhorar as condições de acomodação dos alunos
Fotografia: Maria Augusta

Paulo Pombolo referiu que as novas salas estão a ser construídas através dos programas de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, para melhorar as condições de acomodação dos alunos e reduzir o número de crianças fora do sistema normal de ensino.
Neste ano lectivo, estão matriculados mais de 350 mil alunos no ensino geral e as aulas são asseguradas por 14 mil professores.

Outros desafios

Nos últimos dois anos, foram construídos, em 14 dos 16 municípios da província, 1.400 casas sociais para funcionários públicos e 1.010 habitações, dos 4.500 apartamentos previstos para a centralidade do Quilomosso.
Neste momento, estão a ser reabilitados cerca de 356 quilómetros da estrada que liga a sede da província aos municípios do Songo, Bembe, Sanza Pombo, Buengas e Cangola, além do melhoramento das vias secundárias e terciárias dos municípios. Paulo Pombolo disse ser urgente afinar os mecanismos de planificação e fiscalização das obras e optar por empreiteiros que cumpram os contratos estabelecidos.
Admitiu, ainda, a possibilidade de retirar dos concursos públicos às construtoras que não satisfazem os objectivos contratuais. A conclusão das obras da estrada que liga o município de Sanza Pombo ao Quimbele mereceu os elogios do governador, que afirmou a sua satisfação pelas duas localidades estarem finalmente ligadas.
O Programa Água para Todos já permitiu fazer chegar este bem essencial a 52 por cento das localidades da província.
 Para tal, foram abertos vários furos artesianos e construídos fontanários e mini hídricas nas localidades municipais.
Também o fornecimento de energia eléctrica continua a merecer grande atenção por parte do Governo Provincial e Paulo Pombolo garantiu que o aumento de mais 20 mega watts para a cidade do Uíge permite uma melhoria significativa na distribuição da electricidade nos bairros e arredores.
O Programa de Combate à Pobreza está a melhorar as condições de vida das populações residentes nos municípios, comunas, regedorias e aldeias, garantiu o governador, que realçou também a importância do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (PAPAGRO) no incentivo à produção agrícola.

Tempo

Multimédia