Províncias

Ambuíla tem novas infra-estruturas

António Capitão | Ambuíla

 Uma nova escola, com seis salas de aula, foi inaugurada quinta-feira na aldeia Terra Mãe, no município de Ambuíla, na província do Uíge, pelo governador Paulo Pombolo.

Governador Paulo Pombolo fez o corte da fita de uma nova escola com seis salas
Fotografia: José Cola

 Uma nova escola, com seis salas de aula, foi inaugurada quinta-feira na aldeia Terra Mãe, no município de Ambuíla, na província do Uíge, pelo governador Paulo Pombolo.
A infra-estrutura, construída em cinco meses, vai permitir o ingresso de mais crianças no sistema normal de ensino e, também, melhorar as condições de trabalho dos professores. Além das salas de aula, a escola possui dois balneários, gabinetes para o director e professores, tendo custado 23 milhões de kwanzas.
Paulo Pombolo inaugurou também o edifício onde vai funcionar a repartição municipal da Educação e uma residência do tipo T3 para a administradora do município. A moradia possui três quartos, uma sala comum, casas de banho, espaço para parqueamento de viaturas e um anexo residencial.
 Em Ambuíla, o governador entregou igualmente uma ambulância à direcção do centro de saúde local e visitou as obras de construção do futuro edifício da administração municipal.
Paulo Pombolo foi ainda ver as obras do recinto multiuso, de residências, do centro integrado comunitário, da escola de Matai e os trabalhos de ampliação do centro municipal de saúde.
 O recinto multiuso, com uma capacidade para 140 lugares, deve estar concluído dentro de quatro meses e vai possuir um café-bar e salas de reuniões e de convívio.
Paulo Pombolo destacou a transparência como são utilizados os recursos financeiros colocados à disposição daquela administração municipal, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza e de Municipalização dos Serviços de Saúde.
O governador elogiou a gestão exemplar da administração municipal na implementação de projectos e serviços.
 “Temos hoje um município totalmente diferente daquele que visitámos em 2009, com várias infra-estruturas sociais, como residências, escolas, postos de saúde, alargamento da rede de distribuição de energia eléctrica, entre outras”, disse, Paulo Pombolo.
 O governador provincial do Uíge anunciou que vão ser implementados novos projectos no município, entre os quais residências, unidades sanitárias, escolas e edifícios da administração pública.
Em 2012, a localidade de Ambuíla vai beneficiar da instalação de um sistema de bombagem e tratamento de água potável.
“Vamos trabalhar para melhorar as condições de vida das populações, aliás esta é atenção do governo da província.
Esperamos contar com o apoio de todos”, disse.

Tempo

Multimédia