Províncias

Anunciada a construção de novo aeroporto

Um novo aeroporto vai ser construído na comuna de Nkiende, 32 quilómetros a Oeste da cidade de Mbanza Congo, anunciou o responsável local da Empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA).

Alberto Lito falava durante uma visita que o governador do Zaire, Joanes André, efectuou às obras da nova torre de controlo do aeroporto de Mbanza Congo. Salientou que a nova infra-estrutura aeroportuária vai ser construída para desafogar o actual aeródromo.
O responsável da ENANA informou que as obras de construção da torre de controlo para garantir mais segurança à navegação aérea no aeroporto de Mbanza Congo, terminam dentro de 30 dias.
 Os trabalhos da montagem da estrutura metálica de um piso decorrem sem sobressaltos, como constatou o governador Joanes André.
Alberto Lito disse que após a montagem da estrutura, segue-se a colocação do equipamento de telecomunicações. Está para breve o início dos trabalhos de iluminação da pista para permitir a aterragem de aviões no período nocturno no aeroporto de Mbanza Congo.
Os trabalhos da vedação da pista, que foram concluídos há alguns meses, e os de construção da torre de controlo e a balizagem decorrem no âmbito do Programa de Investimentos Públicos. O chefe de escala da TAAG em Mbanza Congo, António Graça, disse que com a torre de controlo, a vedação do aeroporto e posterior balizagem da pista ficam criadas as condições para que a transportadora aérea nacional volte em breve a escalar Mbanza Congo.
Disse que vaia ser necessária a certificação pelo Instituto Nacional da Aviação Civil das condições de segurança, com vista à autorização da operacionalidade de aeronaves de pequeno e grande porte.
O aeroporto de Mbanza Congo beneficiou de obras de reabilitação em 2010. A pista foi aumentada de 1.800 metros para 2.730 metros de comprimento e alargada de 30 para 45 metros. As abras custaram dez milhões de dólares e possibilitaram também a melhoria na zona de estacionamento de aviões e na placa. O actual aeroporto de Mbanza Congo encontra-se no centro desta cidade.

Tempo

Multimédia