Províncias

Anunciada a melhoria das vias do município

Joaquim Júnior | Uíge

As estradas secundárias e ruas de Sanza Pombo vão ser melhoradas para permitir a ligação entre as comunas e regedorias, disse ao Jornal de Angola o administrador municipal.

Estradas vão ser reabilitadas e asfaltadas
Fotografia: Jornal de Angola

Baptista Bunga afirmou que no próximo exercício económico, a Administração Municipal vai propor um financiamento para a aquisição de máquinas destinadas à manutenção das redes viárias.
Numa primeira fase, referiu, o objectivo é reabilitar as ruas da sede municipal e terraplenar a estrada que liga à comuna do Cuilo Pombo.
O administrador lembrou que são precisos meios, pois estradas terraplanadas requerem manutenção permanente devido à chuva constante que as tornam intransitáveis, e construir pontes.
Algumas pontes, que existem há mais de 50 anos, disse, foram-se se degradando, principalmente durante a guerra, como são os casos das que estão nas vias que ligam a comuna do Cuilo Pombo e do Wamba à regedoria do Quicute.
As obras de terraplanagem vão ser feitas em duas fases, uma na época seca, com a abertura das estradas, e a outra na chuvosa, com o melhoramento das valas de drenagem. A comuna do Wamba tem terras propícias para a plantação de várias culturas, especialmente de jinguba, mandioca e arroz, mas tem dificuldades de escoamento dos produtos porque a estrada que a que liga ao resto da região, que já beneficiou de obras, não tem manutenção regular. Na Wamba, com cerca de 25 mil habitantes e onde foram inauguradas recentemente quatro escolas do ensino secundário, tem em construção mais um posto médico e outro está a ser ampliado, bem como o centro de saúde.

Tempo

Multimédia