Províncias

Associação revitaliza núcleos de docentes

Valter Gomes |Uíge

Um processo de revitalização dos núcleos das associações de docentes, criado nas escolas primárias e do I e II ciclos de ensino secundário da província do Uíge está a ser desenvolvido pelo Secretariado Provincial da Associação dos Professores Angolanos (APA), informou o responsável da organização.

Associação procura acertar as categorias dos professores e garantir apoio social
Fotografia: Eunice Suzana

Num encontro com os directores de escolas e coordenadores dos núcleos de professores do município do Uíge, Dias Carlos Metange esclareceu que, a partir do próximo ano, a associação vai assumir um papel preponderante, dando solução a vários problemas que os membros enfrentam.
O Secretariado Provincial da Associação dos Professores Angolanos garantiu que muitos professores vão ver solucionados os seus problemas, referindo que as preocupações do sector da Educação são remetidas para a APA e, posteriormente, ao Ministério da Educação.
“Pensamos agora que é chegado o momento de se arregaçar as mangas para juntos trabalharmos com vista ao bem-estar dos professores. Temos a certeza que tudo é mais fácil e os professores não vão encontrar tanta dificuldade como acontece actualmente. O APA surgiu para ajudá-los naquilo que for preciso”, disse. O encontro, que juntou a maioria dos membros da Associação no município do Uíge serviu também para encorajar os coordenadores dos núcleos a prosseguirem com os trabalhos que têm vindo a desempenhar.
Com este encontro, o secretário da APA, Dias Carlos Metange, pretendeu procurar revitalizar os núcleos, encorajar coordenadores, directores das escolas e incentivar os professores a exercerem as suas actividades com brio, zelo, dedicação e profissionalismo.
A APA, dentro das suas atribuições, manteve até ao momento encontros com os directores e coordenadores dos núcleos de professores concentrados nos municípios de Maquela do Zombo, Damba, Mucaba, Bungo, Puri, Quimbele, Milunga, Quitexe e outros.
Para o próximo ano, a APA vai procurar acertar as categorias dos professores, garantir o apoio social e outros benefícios que possam contribuir para o bom funcionamento das instituições escolares. “Vamos trabalhar na resolução dos vários problemas que os professores enfrentam”, disse.

Tempo

Multimédia