Províncias

Aumenta o número de escolas

Valter Gomes | Uíge

Pelo menos dez escolas primárias e uma do ensino secundário vão ser construídas, no princípio do próximo ano, no município do Quimbele, província do Uíge.

Município está em franco crescimento
Fotografia: Daniel Benjamim | Luena

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, disse ontem, ao Jornal de Angola, o administrador municipal adjunto.
Elísio José Futica Zangui disse que estão criadas as condições para oarranque das obras. São construídas dez escolas com 40 salas cada uma, nas diversas localidades do município para reduzir o défice que ainda se verifica no sector da Educação.
A rede escolar do município é composta por 123 estabelecimentos de ensino. Este ano lectivo, estão matriculados 35 mil alunos, da iniciação à 12ª classe.
 As aulas são asseguradas por 1.070 professores.“Vamos continuar a trabalhar com vista a melhorar as condições defuncionamento do sector da educação, saúde, agricultura e formaçãotécnica e profissional dos jovens para que, futuramente, tenhamos quadros capazes de garantir o desenvolvimento equilibrado esustentável da região”, referiu.
O administrador adjunto do Quimbele, Elísio José Zangui, disse que desde o alcance da paz, há 11 anos, o sector da saúde registou também um crescimento acelerado, com o surgimento de novas unidades sanitárias, melhoramento do fornecimento de medicamentos e também na formação de novos técnicos de enfermagem.
Actualmente o município tem 14 unidades sanitárias, construídas de raiz nas diversas localidades. Um grupo de 30 enfermeiros e um médico asseguram os serviços de saúde.
Elísio José Zangui considerou insuficiente o número de técnicos para dar resposta à procura, daí a necessidade de enquadramento de mais dois médicos para evitar a tranferência de doentes para o Hospital Central do Uíge.
No município do Quimbele, na província do Uíge, as obras de reabilitação do hospital estão em vias de conclusão. Também estão a terminar as obras em dois postos de saúde na sede municipal.

Tempo

Multimédia