Províncias

Autoridades apostam no fomento agrícola

Os camponeses da regedoria de Cavunga e da comuna de Quinvuenga, no município do Songo, beneficiaram de máquinas de lavoura para o fomento da actividade agrícola e combate à pobreza nas comunidades.

A agricultura na região passa a ser feita de forma mecanizada o que permite melhores resultados
Fotografia: João Gomes

As entregas efectuadas, em cerimónias separadas nas respectivas localidades, pela administradora municipal, Adelina Pinto, visam incentivar os camponeses da região a passar da agricultura de subsistência para a mecanizada.
A responsável disse que existem 54 associações de camponeses com mais de cinco mil associados, o que motiva a Administração Municipal do Songo a apostar no fomento agrícola, com vista a combater a fome e a pobreza na região.
Com a agricultura como base fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, o Governo da província está com as atenções viradas para o fomento agrícola, distribuindo máquinas de lavoura na regedoria de Cavunga e na comuna de Kinvuenga.
A administração vai envidar esforços para recuperar uma máquina avariada e adquirir outra, para ser entregue à representação da União Nacional dos Camponeses Angolanos (UNACA), com vista a apoiar as associações de camponeses do Songo. A gestora municipal disse que os camponeses da circunscrição estão envolvidos na produção de mandioca, milho, feijão, batata doce e rena, amendoim, gergelim, café, banana, abacaxi e outros produtos em pequena escala, bem como hortícolas.
Adelina Pinto avançou que existe na região um espírito empreendedor por parte dos agricultores em incentivar a produção, admitindo que a nível da província do Uíge, o Songo é o município que mais produz banana e daí ter quantidades para abastecer a província e outras regiões do país.
O município do Songo possui uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados distribuídos numa comuna, 13 regedorias, 81 aldeias, cuja densidade populacional é de 62.632 habitantes, na sua maioria camponeses.

Tempo

Multimédia