Províncias

Autoridades do Quitexe pedem participação activa

O administrador municipal do Quitexe, Salvador Cuhema, pediu na segunda-feira aos habitantes do município para participarem activamente no desenvolvimento rápido e sustentável da circunscrição.

O administrador municipal do Quitexe, Salvador Cuhema, pediu na segunda-feira aos habitantes do município para participarem activamente no desenvolvimento rápido e sustentável da circunscrição.
Recentemente reconduzido no cargo pelo governador provincial, Paulo Pombolo, o administrador disse ser importante e indispensável a participação de todos os munícipes, no cumprimento das diversas acções agendadas pelo Governo Provincial e pelo Executivo, destinadas ao desenvolvimento harmonioso e sustentável da região.
“Durante o mandato, temos de dar uma maior atenção ao desenvolvimento dos sectores social, económico e produtivo, passando, necessariamente, pelo aumento de infra-estruturas e formação de recursos humanos”, frisou. Salvador Cuhema defendeu igualmente a necessidade de se incentivar o empreendedorismo nas pessoas e de se dar um apoio adequado aos camponeses organizados em associações e cooperativas, para contribuir para o aumento da produtividade dos alimentos. O administrador salientou que, durante o mandato, a administração municipal de Quitexe vai também prestar maior atenção à melhoria das vias secundárias e terciárias, com vista a facilitar o escoamento dos produtos agrícolas alimentares, uma vez que os habitantes produzem grandes quantidades de alimentos e têm tido dificuldades no seu escoamento.
Durante o mandato, que terminou, realçou, muita coisa foi  feita. O município ganhou várias infra-estruturas sociais e económicas, estabelecimentos comerciais e outros, o que permitiu mudar a imagem arquitectónica da vila em relação ao passado.
 No entanto, ainda se precisa de fazer muito mais, visto que o Executivo gizou diversas acções que vão ser cumpridas durante o quinquénio e que proporcionarão cada vez mais e melhores condições de vida e de habitabilidade aos cidadãos.
 “Portanto o Governo está apostado em combater a à pobreza, realizado acções concretas”, disse o responsável.  O município de Quitexe, localizado a 40 quilómetros da cidade do Uíge, possui duas comunas, cerca de 77 povoações e uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, a maioria camponesa.

Tempo

Multimédia