Províncias

Brigada solidária ajuda a salvar vidas

Valter Gomes| Uíge

Um grupo de 81 jovens da Brigada Jovem Solidária, de Luanda, doou 23 litros de sangue ao Hospital Central do Uíge.

"O objectivo é reforçar o produto mais procurado no hospital, visto que encontramos muitas famílias com doentes em estado grave que necessitam de sangue”, disse o secretário para a informação daquela brigada.
Giovete Monteiro afirmou que se realizam acções semelhantes em 4 e 15 de Fevereiro no Bengo em Benguela e que o objectivo é criar núcleos de dadores de sangue em todas as províncias.
A título experimental, referiu o responsável, foi criado no Bié um núcleo que tem ajudado a salvar vidas com várias as acções de solidariedade. 
A Brigada Jovem Solidária, que tem o apoio de várias instituições, entre as quais a Força Aérea Nacional, Governos Provinciais e Secretariado Nacional da Juventude, além de doar sangue, desenvolve acções de esclarecimento sobre viação e trânsito e a importância do saneamento básico.
A subchefe da secção de hemoterapia do Hospital Central do Uíge, Helena Matondo, disse que esta ano tinha sido a primeira doação que  vai ajudar a salvar vidas humanas e que esperava que o gesto se repita.

Tempo

Multimédia