Províncias

Campanha agrícola no Uíge com resultados satisfatórios

Valter Gomes | Uíge

Na campanha agrícola 2013-2014, aberta na semana passada no Uíge, pelo governador Paulo Pombolo, devem ser colhidas mais de um milhão e 800 mil toneladas de vários produtos.

Campanha agrícola foi aberta pelo governador que prometeu mais apoio aos agricultores
Fotografia: Jornal de Angola |

Com destaque para a mandioca, amendoim e batata-doce, e não 1.800 toneladas, como por lapso foi publicado na edição de terça-feira.
Paulo Pombolo disse que as condições para o êxito desta campanha estão criadas, sobretudo com o incremento da agricultura mecanizada, que já permitiu a preparação de três dos cinco mil hectares de terra previstos no plano provincial.
O governador Paulo Pombolo mandou a direcção da Agricultura trabalhar com as cooperativas, associações e Governo Provincial para se inscrever no Programa de Investimentos Públicos a aquisição de mais equipamentos agrícolas, capazes de ajudar a concretizar o plano nacional de desenvolvimento para o sector agrícola. Paulo Pombolo referiu que algumas cooperativas e associações de camponeses não puderam desenvolver a sua actividade por falta de financiamento, apesar do crédito de campanha que, reconheceu, não foi devidamente aproveitado.
O sector agrário, de acordo com o chefe do departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário , Eduardo Gomes, tem beneficiado de apoios significativos do Executivo, traduzidos em sementes, fertilizantes, meios de trabalho e equipamentos diversos. Actualmente, a província do Uíge conta com 437.237 famílias organizadas em 958 associações de camponeses e 18 cooperativas.

Tempo

Multimédia