Províncias

Centenas de casas sociais concluídas este ano

José Bule | Uíge

Um total de 865 casas sociais, das 1.400 previstas, foram já concluídas este ano, no âmbito do subprograma de construção de 200 fogos habitacionais, em 14 dos 16 municípios da província do Uíge, informou o governador provincial.

No projecto “Bairro da Juventude” falta apenas que os serviços de apoio do Governo local façam a distribuição das casas aos jovens
Fotografia: Domingos Cadência

Paulo Pombolo, que falava na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano, esclareceu que em relação ao Projecto “Bairro da Juventude”, no Catapa, estão concluídas 75 residências, das 100 previstas nesta primeira fase, restando apenas que os serviços de apoio façam a distribuição aos jovens da província.
Na província estão ainda em curso as obras de instalação do sistemas de água e de energia solar nos municípios de Dange Quitexe, Bungo e Mucaba, além da  construção, nos bairros Candombe Velho e Catapa, de uma drenagem das águas fluviais, iluminação pública, estações de tratamentos de esgotos, asfaltagem das ruas e sinalização das ruas.
O objectivo é melhorar a imagem do bairros e a qualidade de vida dos cidadãos, admitindo que o projecto de infra-estruturas integradas, lançado em Dezembro de 2013, cujos trabalhos decorrem num ritmo aceitável, vai requalificar o bairro Candombe Velho. O governador destacou o arranque das obras de construção de estradas nos troços rodoviários Sanza Pombo/Cuilo Pombo/Quimbianda, com uma extensão de 84quilómetros,Quimbianda/Buengas/Cuilo Futa, com cerca de 78 quilómetros,Uíge/Songo/Lucunga/Bembe, com 147,80 quilómetros, e Alfândega/Caiongo/Cangola, 62 quilómetros que vão, além de melhorar a circulação automóvel, garantir melhorias no processo de escoamento dos produtos cultivados na região. Com o início das obras fica a faltar apenas a asfaltagem da estrada Quitexe/Ambuíla e Macocola/Milunga que, este ano, beneficiam apenas de trabalhos de terraplenagem, assim como os troços Damba/Lêmbua, Quibocolo/Tavuidi e Milunga/Macocola/Massau.
Paulo Pombolo prometeu melhorar, no próximo ano, a imagem dos bairros Mbemba Ngango, Dunga e outros circunvizinhos da cidade do Uíge.
Além das estradas e ruas da cidade asfaltadas, o Governo Provincial em colaboração com o Executivo, iniciou a 6 de Junho último, novas empreitadas de terraplenagem e colocação do tapete asfáltico nos troços rodoviários que ligam a sede provincial aos municípios do Songo e Bembe, até à vizinha província do Zaire, e da comuna do Bengo, no município de Cangola, até Malange.  “Pretendemos com esta aposta ligar por terra o Uíge com outras províncias do país, melhorando a circulação de pessoas e bens e garantir um desenvolvimento positivo nos municípios”, concluiu o governador.

Tempo

Multimédia