Províncias

Centenas de estudantes preparam monografias

Nicodemos Paulo | Uíge

Mais de 200 estudantes finalistas de várias unidades orgânicas da Universidade Kimpa Vita vão defender, no próximo ano académico, no Uíge, os seus trabalhos de fim do curso, para obtenção do grau de licenciados, anunciou ontem o reitor da instituição.

Reitor da Kimpa Vita fala de novos projectos
Fotografia: Mavititi Mulaza

João Francisco de Sousa, que falava na cerimónia de cumprimentos de fim do ano aos docentes e funcionários administrativos da instituição, informou que o mercado do trabalho estará melhor servido em termos de quadros nos mais variados ramos do saber.
Sublinhou que do grupo de finalista farão parte os do curso de Direito, Economia, Administração Pública, Agronomia, Informática de Gestão e de Enfermagem.
O reitor garantiu que no próximo ano académico, a Universidade Kimpa Vita vai privilegiar acções de extensão universitária, cujo objectivo é proporcionar à população os resultados da investigação científica, transformando, deste modo, a instituição num factor de desenvolvimento e progresso social.
 Destacou, com base na investigação científica,  a necessidade da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e a uniformização do programa pedagógico dos cursos, para permitir a mobilidade dos estudantes e docentes dentro da Sétima Região Académica, referindo que se trata de documento de grande importância que vai orientar a actividade académica nos próximos anos.
João Francisco de Sousa  disse que em relação as acções de extensão universitária, os docentes dos cursos de Agronomia, Direito e Enfermagem prestam assessoria técnica aos camponeses, assistência jurídica gratuita aos membros das comunidades e fazem o acompanhamento sanitário as famílias desfavorecidas.
João Francisco de Sousa fez saber que, no próximo ano académico, a Universidade Kimpa Vita prevê admitir 1.300 novos estudantes nas unidades orgânicas, nomeadamente, na Escola Superior Politécnica do Uíge e na Faculdade de Economia e de Direito.

Tempo

Multimédia