Províncias

Cidadãos podem tratar vários documentos no mesmo local

Fula Martins | Uíge

O governador Paulo Pombolo considerou ontem, na cidade do Uíge, ser fundamental, para o desenvolvimento da província, a instalação do SIAC – Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão.

Governador Paulo Pombolo pediu aos quadros maior celeridade no atendimento ao público
Fotografia: Filipe Botelho|Uíge

O governador Paulo Pombolo considerou ontem, na cidade do Uíge, ser fundamental, para o desenvolvimento da província, a instalação do SIAC – Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão.
Falando durante a inauguração do “SIAC-Uíge”, Paulo Pombolo pediu a incorporação dos serviços da Agência Nacional de Investimento Público “ANIP”, para facilitar o contacto com empresários que pretendam investir na província.
Paulo Pombolo explicou que muitos empresários que se deslocam ao Uíge, para obterem informação sobre a realidade económica da província têm que recorrer ao governo local ou às direcções provinciais.
O governador provincial do Uíge disse que a inauguração do SIAC é uma mais-valia, porquanto o cidadão vai encontrar a maior parte dos serviços públicos no mesmo local.
Paulo Pombolo pediu aos quadros e funcionários maior eficiência e celeridade no atendimento à população.  António Pitra Neto, ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, garantiu que foram feitos contactos para que o “SIAC-Uíge” tenha os serviços da Agência Nacional de Investimento Privado de modo gradual.
O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social referiu que a inauguração do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão na província do Uíge vem satisfazer as aspirações dos cidadãos e dos empresários da província. Acrescentou igualmente ser a concretização da orientação emanada pelo Chefe do Executivo, no ano de 2007, para que se criassem condições para a expansão do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão nas várias províncias do país.
No “SIAC-Uíge”, a terceira instituição do género a funcionar fora da capital do país, depois de Caxito e Malange, estão instaladas agências bancárias, representações da Direcção Nacional de Identificação Civil e Criminal, Conservatória do Registo Predial, Instituto Nacional de Segurança Social, TAAG – Linhas Aéreas de Angola, Imprensa Nacional, ENSA - Seguros de Angola, da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, bem como representações das direcções de Energia e Águas
O SIAC é uma aposta do Executivo que visa tornar a Administração Pública mais célere e próxima dos cidadãos. Integra num único espaço serviços de interesse público, tais como a obtenção de documentos pessoais, informações e o encaminhamento de processos para os diversos órgãos do Estado.
Durante a sua estada de algumas horas na província do Uíge, o ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, visitou o Instituto Nacional de Formação Profissional e pavilhões de artes e ofícios de Kigima e Negage.
Pitra Neto manteve encontro de cortesia com o governador provincial e com os funcionários da direcção provincial da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.

Tempo

Multimédia