Províncias

Condenados actos contra direitos da criança

Joaquim Júnior| Uíge

O secretário provincial da Organização dos Pioneiros de A­gostinho Neto (OPA) no Uíge a­pelou aos pais, familiares, encarregados de educação e à sociedade no geral, no sentido de evitarem todas as acções que violam os direitos da criança e põem em causa o seu bem-estar.

A Organização dos Pioneiros de Agostinho Neto realiza várias actividades para a ocupação dos tempos livres das crianças
Fotografia: Mavitidi Mulaza

Benvindo Pedro, que falava no acto comemorativo dos 51 anos da fundação da organização, disse que as crianças não devem ser forçadas a realizar tarefas que não se adequam às suas idades, tendo desencorajado a fuga à paternidade, as acusações de prática de feitiçaria e outros males que possam pôr em causa a dignidade da criança.
“Os pais s devem apostar na educação dos seus filhos se quiserem proporcionar-lhes o verdadeiro sentido da vida”, aconselhou.
O director provincial da Educação, Manuel Zangala, que presidiu ao acto, em representação do governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, pediu à OPA para prosseguir com as actividades de sensibilização e enquadramento de mais crianças para fortalecer as estruturas e reforçar a defesa dos seus direitos.
Manuel Zangala disse que o Governo Provincial do Uíge tem feito  esforços na construção de mais escolas, centros materno-infantis, postos médicos e a execução de vários programas em benefício das crianças, visando o cumprimento dos 11 compromissos assumidos pelo Executivo. “A merenda escolar no ensino primário tem estado a contribuir para o aumento do aproveitamento escolar e da presença regular de alunos nas escolas”, disse o responsável, para de seguida destacar a distribuição gratuita de material didáctico aos alunos, gesto que ajuda as famílias.
Na província do Uíge, a Organização dos Pioneiros de Agostinho Neto (OPA) tem 1.456 “cantinhos de amizade”, com 72.761 crianças, das quais 35.261 são do sexo feminino.
Visitas, palestras e aulas de educação moral e cívica são as principais actividades desenvolvidas pela Organização de Pioneiros na ocupação dos tempos livres das crianças filiadas.

Tempo

Multimédia