Províncias

Conferência sobre Educação para melhorar o desempenho

Nicodemos Paulo | Uíge

Responsáveis do sector da Educação do Uíge analisaram ontem, na sua Conferência Provincial, assuntos ligados à melhoria da organização e funcionamento dos estabelecimentos do sistema do ensino geral, numa iniciativa do governo da província. 

Quadros do sector da Educação na província vão abordam entre outros temas metodologia do ensino e a educação de adultos
Fotografia: Jornal de Angola

Responsáveis do sector da Educação do Uíge analisaram ontem, na sua Conferência Provincial, assuntos ligados à melhoria da organização e funcionamento dos estabelecimentos do sistema do ensino geral, numa iniciativa do governo da província. 
A vice-governadora para a esfera social, Maria Fernanda da Silva, disse à imprensa, na albertura do encontro, que com este encontro pretende-se colher contribuições válidas para a melhoria do sistema do ensino.
O governo está preocupado com o funcionamento das escolas do sistema do ensino geral, disse, acrescentando ser necessária a participação dos diferentes actores que intervêm no sector para se rever todo um conjunto de assuntos. “A realização da Conferência da Educação na província permite a aproximação de ideias que podem sustentar as acções de melhoria do ensino. A actividade docente visa a integração do indivíduo na sociedade e, como tal, está em interdependência directa com outros factores económicos, sociais, culturais e políticos que devem estar em harmonia para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem”, referiu.
Com a realização da  Conferência Provincial da Educação, prosseguiu, pretende-se reafirmar o papel do professor e apelar à participação da família no processo de ensino dos seus educandos. Maria Fernanda da Silva referiu que o Governo Provincial deu sempre prioridade à criação de condições para o bom funcionamento das escolas.
“Os professores devem desempenhar um importante papel na investigação dos conteúdos escolares para facilitar o processo de aprendizagem das crianças, para que as mesmas tenham bom rendimento”, disse.A vice-governadora afirmou que numa sociedade em franco desenvolvimento, a educação transforma-se num pilar fundamental do progresso social desejado por todos. “A crescente procura da escola e da formação nos vários níveis de ensino, aliada ao forte investimento efectuado pelo Executivo, conduz à expansão mais desejável da rede escolar e, consequentemente, à melhoria do sistema educativo”, referiu.
Professores dos 16 municípios da província, estudantes universitários, encarregados de educação, técnicos do Ministério da Educação e outros convidados participam na Conferência. O encontro incidiu-se em assuntos como a “Organização e Gestão Escolar”, “Inadaptação Escolar”, “Importância da Formação do Professor”, “Metodologia de Ensino”, “Educação de Adultos”, entre outros temas não menos importantes.

Tempo

Multimédia