Províncias

Crédito agrícola de campanha melhora vida dos camponeses

O Banco de Comércio e Indús(BCI) tria concedeu crédito a 50 camponeses associados da regedoria de Quindinga, província do Uíge.

A concretização do programa está a produzir resultados positivos para as famílias
Fotografia: Dombele Bernardo

O Banco de Comércio e Indús(BCI) tria concedeu crédito a 50 camponeses associados da regedoria de Quindinga, província do Uíge.
O responsável da Agricultura e Desenvolvimento Rural,  no Negage, Alberto Pinto, disse que a acção se enquadra no programa “Crédito de Campanha Agrícola”, em curso no país.
No acto da concessão do crédito, Alberto Pinto disse que o BCI garantiu aos camponeses de Quindinga fundos para adquirirem sementes e fertilizantes, moto serras e moto bombas.
 Alberto Pinto revelou ainda que os beneficiários vão ter à disposição 50 hectares de terra arável desbravada, para cultivo.
 O BCI já garantiu este ano crédito às associações de camponeses de Cangulo e Quisseque que permitiram adquirir 50 moto-bombas, uma tonelada de sementes agrícolas, fertilizantes e outros bens instrumentos agrícolas.

Campanha no Cubal

No município do Cubal, os camponeses associados, desde Dezembro do ano passado até agora, receberam fundos no quadro do programa de crédito de campanha.
O presidente da União Nacional das Associações dos Camponeses Angolanos (UNACA), no Cubal, Teodoro Manuel Dias, informou que o crédito foi fornecido pelo Banco Sol a 312 camponeses, dos quais 306 associados e seis individuais, com realce para as comunas da Capupa e Yambala.
A execução do programa está a produzir resultados positivos para as famílias camponesas já que permitiu aumentar as áreas de cultivo. Com o cédito, os camponeses adquiriram 728 cabeças de gado bovino para tracção animal e reprodução, 72 caprinos, moto-bombas, charruas, fertilizantes e meio de transporte para apoio à actividade do campo.

Tempo

Multimédia