Províncias

Distribuídos mosquiteiros às populações

Filipe Botelho | Uíge

Mais de seiscentos mil mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração estão a ser distribuídos às populações da província do Uíge para ajudar a reduzir a mortalidade por malária, disse ontem a directora Provincial de Saúde.

Luísa Cambuta, que falava à população do bairro Papelão, periferia da cidade do Uíge, no lançamento do programa da Direcção Provincial da Saúde, que visa combater a mortalidade materno-infantil na província, esclareceu que o uso de mosquiteiro tratado com insecticida desempenha um grande papel na redução da mortalidade por malária, especialmente em crianças menores de cinco anos de idade.
Em 2012 registou-se uma taxa de morbilidade de 77 por cento. Em 2014 a taxa foi de 14 por centos e, este ano, de Janeiro a Novembro registou-se uma grande redução dos casos de óbitos. Luísa Cambuta admitiu que os esforços entre o governo da província com os parceiros e ainda as acções de formação submetidos aos técnicos para melhor gestão e tratamento dos casos de malária, assim como a sensibilização das populações, contribuíram para os resultados animadores.
“A utilização do mosquiteiro é a melhor maneira de evitar que haja contágio da doença nas nossas vidas. Por isso, temos evidenciado muitos esforços para a eliminação dos focos de vectores”, referiu.

Tempo

Multimédia