Províncias

Docentes recebem formação sobre técnicas pedagógicas

Nicodemos Paulo |Uíge

Mais de 120 professores do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário da província do Uíge terminaram uma formação sobre técnicas pedagógicas.

Professores actualizam conhecimentos
Fotografia: Jornal de Angola |

Mais de 120 professores do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário da província do Uíge terminaram uma formação sobre técnicas pedagógicas.
A acção de formação, de dois dias, destinou-se a reforçar as capacidades de liderança técnica e pedagógica dos coordenadores de classes. A iniciativa serviu igualmente para a análise da planificação conjunta das diferentes estratégias para melhorar “o processo do ensino e aprendizagem a partir de procedimentos pedagógicos e metodológicos bem sucedidos”.
Entre as matérias ministradas na formação salientam-se matemática virtual, uso de técnicas laboratoriais nas salas de química, biologia e física e a programação conjunta de aulas que contribuam na maximização do rendimento escolar.
A directora provincial da Educação afirmou que a acção formativa vai dar outro alento ao sector, apesar da escassez de recursos materiais e de laboratórios devidamente equipados. Ermelinda Samuel pediu aos professores que dêem o melhor de si para a materialização dos exercícios práticos que não requerem a existência de laboratórios convencionais.
O êxito da formação académica das novas gerações, salientou, é assegurado pelas classes de base, desde que sejam aplicadas todas as metodologias pedagógicas, que permitam ao aluno compreender melhor as matérias. “Com a realização destes seminários, os professores recolhem experiências inovadoras e suficientes para corresponderem aos objectivos da reforma educativa”, disse.
Os participantes valorizaram a iniciativa e solicitaram “melhorias nas acções de apetrechamento dos institutos médios com laboratórios à altura das exigências actuais”.
Também sublinharam a importância dos laboratórios nos institutos médios e de se dotarem as escolas de equipamentos que facilitem a assimilação dos conhecimentos teóricos e o aumento do interesse dos alunos.

Tempo

Multimédia