Províncias

Educação e saúde entre as prioridades

António Capitão | Uíge

O administrador municipal do Uíge garantiu que nos próximos anos se vai continuar a dar prioridade às acções de impacto social para tentar dar outra imagem à cidade e melhorar a vida dos seus habitantes.

Estão a ser reabilitadas e construídas diversas infra-estruturas para melhorar a qualidade de vida da população e a imagem da região
Fotografia: Jornal de Angola

Altamiro Benjamim afirmou que, apesar dos avanços registados nos sectores sociais, as autoridades vão apostar na reabilitação e construção de estradas principais, secundárias e terciárias, de hospitais, centros e postos de saúde, habitação social, pontes e escolas.
O programa, referiu, exige um esforço enorme do Governo Provincial, mas a força de vontade para a melhoria dos serviços às comunidades e das condições de vida da população tem superado todas adversidades, principalmente financeiras.
Os sectores da educação e da saúde, declarou, são os prioritários da Administração Municipal.
Os programas para melhoria das condições de vida das populações abrangem igualmente o alargamento da rede de distribuição de água e energia eléctrica e requalificação dos bairros.
Altamiro Benjamim exortou à conjugação de esforços entre habitantes da cidade do Uíge e a Administração Local para a promoção do desenvolvimento da região, a adopção de uma conduta ética e moral baseada na concórdia, espírito de unidade e ajuda mútua, bem como na adopção de comportamentos que contribuam para a melhoria do saneamento básico.
O administrador falava na cerimónia de abertura das comemorações oficiais do 96º aniversário da fundação da cidade do Uíge, em 1 de Julho de 1917, quando foi estabelecido o posto militar com o mesmo nome integrado na capitania do Bembe. Com a proclamação da Independência Nacional, em 1975, a localidade readquiriu o nome original de Uíge, segundo o administrador, que anunciou a realização de várias actividaes para assinalar a efeméride.

Gala comemorativa

A Administração Municipal do Uíge realizou uma gala que abriu as comemorações da fundação da cidade, a que assistiram várias individualidades da província, entre as quais o governador Paulo Pombolo, que teve a participação dos músicos Leo e Amadeu Cardoso.
Palestras sobre a origem e o desenvolvimento da região, bem como actividades culturais e desportivas foram agendadas para assinalar os 96 anos do Uíge.

Tempo

Multimédia