Províncias

Estrada entre Negage e Damba aberta à circulação automóvel

António Capitão | Nsosso

As obras de reabilitação da estrada que liga os municípios de Negage e Damba estão concluídas, tendo sido, oficialmente, entregue, no sábado, ao Governo da província.

Pormenor da estrada entre o Negage e a Damba inaugurada no passado sábado
Fotografia: Filipe Botelho | Uíge

As obras de reabilitação da estrada que liga os municípios de Negage e Damba estão concluídas, tendo sido, oficialmente, entregue, no sábado, ao Governo da província.
Com uma extensão de cerca de 117 quilómetros, as obras de reconstrução da Estrada Nacional 220, estão orçadas em mais de 70 milhões de dólares, revelou o responsável da obra.
Além do asfaltamento, foram ainda construídas e alargadas algumas pontes, passagens hidráulicas, lancis e valetas.
 “As más condições de circulação registadas anteriormente fazem parte do passado. Por isso, pedimos aos condutores maior precaução, tendo em conta a melhoria no perímetro”, disse a vice-governadora para a área económica, no acto da entrega oficial da estrada.
Piedade Hebo exortou as autoridades locais a promoverem campanhas de sensibilização que evitem que as crianças e animais circulem na via pública.

População satisfeita

João Mavakala, de 39 anos, residente na aldeia do Kininga, recorda as mais de 24 horas que se levava para percorrer os 117 quilómetros, que hoje são feitos em menos de uma hora e meia. João Mavakala disse que apenas os carros com tracção conseguiam vencer as crateras que existiam naquela estrada.
Nani Yandi Mampaxi, morador da povoação de Vuanga, afirmou que os oito anos de paz efectiva estão a trazer muitos ganhos para os angolanos, como que as obras que beneficiaram a estrada.
Mampaxi, estudante e comerciante, disse que agora o negócio se tornou mais rentável porque aumentou o número de utentes na estrada.  “Já não há razão para me faltar mercadoria na bancada”, afirmou o comerciante.

Tempo

Multimédia