Províncias

Estrada já liga Vista Alegre e Cambamba

Joaquim Júnior |Uíge

A comunicação entre as populações de Vista Alegre e Cambamba, no município de Quitexe, passou a ter uma nova dinâmica com a abertura no sábado da estrada terraplanada de 25 quilómetros que liga as duas comunas, pelo governador do Uíge, Paulo Pombolo.

Uma das principais prioridade do Governo Provincial é trabalhar na melhoria das estradas
Fotografia: Eunice Suzana |

Os trabalhos de terraplanagem tiveram início em Agosto deste ano. Executadas por uma empresa portuguesa, custaram cerca de 24 milhões de kwanzas, no âmbito dos esforços governamentais para facilitar a circulação de pessoas, veículos e mercadorias.
Paulo Pombolo disse que uma das principais prioridades do Governo Provincial do Uíge é trabalhar na melhoria das vias secundárias e terciárias, para permitir que a população circule sem grandes complicações e impulsione o processo de escoamento dos produtos agrícolas. As necessidades da população vão continuar a ser resolvidas de acordo com as possibilidades das instituições do Estado, garantiu. “Hoje, resolvemos o problema da estrada, mas há outros serviços que constituem ainda prioridades para as populações e que merecem a nossa atenção”, acrescentou.
Além das vias de circulação, Paulo Pombolo referiu os sectores da Educação e da Saúde como a­queles que também estão entre as principais preocupações a nível das comunidades e às quais o Governo está a dar respostas positivas de forma paulatina.
O administrador comunal de Cambamba, Enrique Afonso, aproveitou a presença do governador para manifestar o desejo de também ver reabilitadas as pontes sobre os rios Cassequel, Luica, Malacassa e Quiusse, situados ao longo daquela estrada.
O regedor de Cambambe, Filipe Manuel Borges, considerou a inauguração da via uma excelente vitória alcançada pelas populações locais, visto que, até há alguns meses, os 25 quilómetros que separam uma localidade da outra eram percorridos a pé. “Mas, agora, a distância está encurtada, porque as viaturas voltaram a circular”, declarou a autoridade tradicional durante a cerimónia de inauguração da nova estrada terraplanada.
Na ocasião, o governador Paulo Pombolo distribuiu viaturas todo-o-terreno aos administradores comunais de Cambamba, Aldeia Viçosa e Vista Alegre.

Tempo

Multimédia