Províncias

Governador do Uíge garante reabilitação da estrada que liga Ambuila a Quipedro

O governador do Uíge, Paulo Pombolo, garantiu, sábado, na comuna de Quipedro, Ambuila, a reabilitação da estrada Ambuila/Quipedro, num percurso de mais de 97 quilómetros, para facilitar a circulação de pessoas, bem como garantir o desenvolvimento acelerado e sustentável da localidade.

Governador Paulo Pombolo informou a população sobre os projectos públicos para o próximo biénio
Fotografia: Filipe Botelho

O governador do Uíge, Paulo Pombolo, garantiu, sábado, na comuna de Quipedro, Ambuila, a reabilitação da estrada Ambuila/Quipedro, num percurso de mais de 97 quilómetros, para facilitar a circulação de pessoas, bem como garantir o desenvolvimento acelerado e sustentável da localidade.
Paulo Pombolo disse que a reabilitação da estrada será prioridade do governo local, uma vez que a mesma vai facilitar a construção de diversas infra-estruturas. “Vamos melhorar a estrada em pouco tempo para permitir que a população do Quipedro possa circular e escoar a sua mercadoria em condições adequadas”, disse.
Avançou que para aliviar a situação, o governo da província abriu e terraplanou uma outra via alternativa e provisória que liga a comuna à aldeia do Kawanga, município de Quitexe, facto que está a facilitar a população a deslocar-se até à capital do país e a sede da província do Uíge sem constrangimentos.
Referiu, também, que será igualmente prestada atenção ao sistema de iluminação pública através da instalação de painéis solares e a construção de um centro médico, pois o actual já não oferece condições adequadas para atender a demanda. O governador Paulo Pombolo realçou que o governo está preocupado com a melhoria das condições de vida da população o que passa, necessariamente, pela requalificação das vias principais, secundárias e terciárias e construção de pontes.
Destacou ainda a construção de mais salas de aulas, hospitais municipais, centros e postos de saúde, o apoio aos camponeses organizados em associações e cooperativas, formação da juventude e outras acções.
No Quipedro, o governador lançou a primeira pedra para a construção das novas instalações da administração comunal e constatou o andamento das obras de instalação do sistema de abastecimento de água potável, bem como a construção de quatro residências para os administradores e funcionários públicos.
Pediu aos empreiteiros maior celeridade na conclusão das obras para que as infra-estruturas possam, em pouco tempo, servir a população e avisou que o incumprimento levará a responsabilização judicial.
“Queremos que em poucos dias sejam melhoradas as condições de vida da população da comuna de Quipedro e, por isso, vamos todos trabalhar em conjunto”, concluiu.
A comuna de Quipedro está situada a 197 quilómetros a sul da cidade do Uíge e possui uma população estimada em 8.250 habitantes, na sua maioria camponesa.
A mandioca, ginguba, feijão, milho, laranja, abacaxi, café, abóbora, banana, cana-de-açúcar, inhame, são as principais culturas da região.

Tempo

Multimédia