Províncias

Governador exige melhorias na Saúde

Valter Gomes | Uíge

O governador provincial do Uíge manifestou-se preocupado com os problemas que afectam o sector da Saúde e defendeu a necessidade de melhorar o controlo e a prevenção das doenças que afectam a população.

Paulo Pombolo pede eficácia aos técnicos
Fotografia: Filipe Botelho

Paulo Pombolo, que falava na abertura da 1.ª sessão ordinária do Governo Provincial do Uíge, disse ser fundamental que as comunidades sejam esclarecidas sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção de várias doenças, que passam também pelo saneamento básico.
O governador provincial quer uma administração pública mais eficaz na utilização dos recursos financeiros destinados à resolução do problema da falta de água em algumas localidades da província, no âmbito do programa Água para Todos.
“Não pode haver administrações municipais com um nível de desempenho positivo e outras que não conseguem cumprir com as orientações dadas”, disse o governador, acrescentando que há também direcções provinciais ineficazes.
Segundo Paulo Pombolo, há titulares de cargos públicos que se ausentam do local de trabalho para tratarem de assuntos particulares, colocando de parte as tarefas administrativas.
Relativamente ao alastramento das ravinas que ameaçam destruir vias de comunicação e outras infra-estruturas sociais e económicas em várias localidades da província, o governador do Uíge considerou preocupante a situação e, por isso, chamou a atenção das entidades competentes para resolverem o problema.
Segundo Paulo Pombolo, a Direcção do Urbanismo, Habitação e Construção deve procurar junto do Ministério da Construção e do Instituto Nacional de Estradas de Angola apoio para conter a progressão das ravinas.
O governador deu instruções à  Direcção Provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Energia para expandir a rede de electricidade de média e baixa tensão a todos os bairros periféricos da cidade do Uíge.

Tempo

Multimédia