Províncias

Governo aposta nas infra-estruturas

Valter Gomes e José Bule | Uíge

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, afirmou que a construção de mais infra-estruturas sanitárias e a realização de acções de formação dos recursos humanos constituem as principais prioridades do sector da Saúde na região.

Governo Provincial continua a identificar os bairros e as aldeias que revelam maiores carências de estabelecimentos de saúde
Fotografia: DR

Paulo Pombolo falava no final da visita que efectuou às obras da nova maternidade, que está a ser erguida no bairro Dunga.
O Governo Provincial do Uíge trabalha na identificação de bairros e aldeias que necessitam com a maior brevidade possível de unidades de Saúde.
O governador recomendou ao empreiteiro no sentido de acelerar os trabalhos de construção da maternidade, com vista à sua rápida conclusão para responder às necessidades da população.
Paulo Pombolo referiu que, nos próximos dias, vai voltar a solicitar ao empreiteiro para dar o ponto da situação das obras, uma vez que as autoridades pretendem que as mesmas sejam entregues o mais rápido possível.Neste momento, as obras da nova maternidade, com capacidade para 80 camas, estão na ordem dos 80 por cento.
A directora provincial da Saúde, Luísa Cambuta, disse que a unidade sanitária está a ser construída no âmbito do cumprimento do programa do Governo, que visa a concretização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio sobre a necessidade de se reduzir a morbilidade e mortalidade materno-infantil na região. A unidade sanitária está a ser apetrechada com equipamentos modernos e vai dispor de um bloco operatório, Raio X, ecografia, além das salas de partos.
“Pretende-se com este esforço do Governo garantir um melhor atendimento às parturientes”, disse, acrescentando que a nova unidade vai responder condignamente às necessidades da população residente no município do Uíge.A Direcção Provincial da Saúde desenvolve vários outros projectos, com vista a garantir a melhoria da rede sanitária, impedir o surgimento de várias endemias e reduzir as mortes por doença.

Formação de professores

A Província do Uíge conta, nos próximos dias, com um Magistério Primário e uma Escola de Formação de Professores.
O Magistério Primário alberga mais de dois mil alunos e está a ser erguido nos arredores da nova centralidade do Quilomosso, a cerca de seis quilómetros da cidade do Uíge. Outra escola vocacionada para a formação de professores para o I ciclo do ensino está a ser construída no bairro Tange.
O governador, que visitou as obras das duas escolas, manifestou-se satisfeito com o grau de execução dos trabalhos e informou que outras obras do género são construídas nas localidades de Vista Alegre, município do Dange Quitexe, e em Maquela do Zombo. O director da Educação, Manuel Zangala, sublinhou que as novas escolas ajudam a melhorar a actividade docente.

Tempo

Multimédia