Províncias

Governo Provincial do Uíge apoia as pequenas indústrias

Nicodemos Paulo | Uíge

O Governo do Uíge vai desenvolver acções que visam apoiar as pequenas e médias indústrias, como forma de contribuírem no processo da diversificação da economia e acelerar o desenvolvimento da região, a julgar pelas potencialidades agropecuárias que a província oferece.

A ideia foi defendida quarta-feira pelos membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social do Governo Provincial, reunidos na sua I Sessão Ordinária, sob orientação do governador Paulo Pombolo.
Entre outras questões, os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social analisaram  assuntos que se prendem com a vida política, económica e social da província, com destaque para a evolução do Programa "Água para Todos", fornecimento de energia eléctrica e a implementação do Projecto de Construção de 200 fogos habitacionais nos 14 município, dos 16 existentes.
No encontro,  foi  apreciada a questão da cesta básica para grandes superfícies comercias e no mercado comum e a importação de bens de primeira necessidade. O processo de registo eleitoral em curso mereceu a reflexão dos participantes. Os membros do conselho tomaram conhecimento da comercialização de  671 residências construídas em 11 municípios, dos 14 abrangidos no Programa de Fomento Habitacional em curso, além de terem apreciado o progresso das obras na Centralidade de Quilomosso. Em relação ao sector do Comércio, os participantes ao encontro sugeriram a se implementarem medidas que visem o controlo dos preços da sexta básica, para garantir o poder de compra das populações locais durante a quadra festiva, além da necessidade de organizar à venda ambulante, na cidade do Uíge e arredores.
No que concerne à situação das ravinas que ameaçam limitar a circulação em algumas vilas, os membros do conselho solicitaram ao Governo no sentido de continuar a envidar esforços junto dos órgãos centrais para que se encontre a melhor via para se combater o fenómeno.
A reunião analisou a implementação do Programa de Combate à Fome e à Pobreza nos municípios, o diagnóstico do sector económico da província, assim como o “dossier” sobre as cooperativas de exploração semi-industrial de diamantes.

Tempo

Multimédia