Províncias

Grupo de jovens dá sangue ao Hospital Geral do Uíge

António Capitão | Uíge

Um grupo de jovens do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) deu sangue, no sábado, ao serviço de hemoterapia do Hospital Geral do Uíge, numa acção enquadrada no Dia Internacional do Dador de Sangue, que se assinala a 14 de Julho.

Um pormenor da cidade do Uíge
Fotografia: Jornal de Angola

Guilhermina da Silva, a primeira voluntária, depois de passar por testes médicos para se comprovar o seu estado de saúde e o respectivo grupo sanguíneo, deu 400 mililitros de sangue. No final, disse ter ficado comovida com as informações sobre a falta de sangue no Hospital do Uíge, para atender, em tempo oportuno, aos casos urgentes e, por isso, decidiu abraçar a causa e contribuir para salvar vidas humanas, dando sangue.
“Tenho ouvido vários anúncios sobre a necessidade das pessoas se deslocarem ao hospital para dar sangue voluntariamente a pacientes necessitados para se manterem vivos, o que me comoveu bastante e, por isso, respondi ao apelo do Conselho da Juventude”, referiu.
Afonso Pato, outro dador, referiu que participa regularmente em campanhas de colecta de sangue, porque conhece as dificuldades que o serviço de hemoterapia do hospital enfrenta com a falta de reserva. “É um gesto que também representa a manifestação de solidariedade e de amor ao próximo, porque estamos a demonstrar que amamos e respeitamos a vida”, referiu. />A subchefe do serviço, Helena António, elogiou a iniciativa do CPJ ao levar os jovens a dar um pouco do seu sangue àquela instituição, cujo banco de sangue depende de doações de efectivos da Polícia Nacional, Forças Armadas, igrejas e associações juvenis.
“Esta quantidade de sangue ainda não é suficiente para colmatar as nossas necessidades, mas vai permitir ao hospital salvar algumas vidas, porque passamos a ter reserva para utilizar a qualquer momento”, disse.   
Várias campanhas de doação de sangue ao Hospital Geral do Uíge vão ser realizadas com regularidade, para assegurar as transfusões sanguíneas durante as cirurgias e noutros casos, garantiu o secretário para os programas e projectos do Conselho Provincial da Juventude, Hélio Paulo.
“Somos um parceiro do hospital e periodicamente mobilizamos os nossos filiados e outros jovens para campanhas de doação de sangue, que é uma procura constante nesta unidade hospitalar”, sublinhou.

Tempo

Multimédia