Províncias

Habitantes da Damba celebram aniversário de elevação à vila

Habitantes da Damba, cerca de 197 quilómetros da cidade do Uíge, estão a celebrar, desde ontem, a segunda edição da festa que assinala a elevação à categoria de vila, que decorre sob o lema "Damba, Paz, Unidade e Desenvolvimento".


As festas são marcadas com várias actividades de carácter económico, social, cultural, desportivo e recreativo, com destaque para o simpósio sobre a “História da ocupação da região pelos colonialistas portugueses" , "Feira da Mandioca" e "Feira agro-industrial".
A segunda edição das festas da vila da Damba é sequência do primeiro encontro de quadros, realizado a 30 de Maio, que recomendou a reunião anual dos naturais e amigos do município para reflectirem sobre o passado histórico da circunscrição, dinamizando uma série de factores que possam concorrer para o desenvolvimento.
O prolongado conflito armado desarticulou o crescimento e o desenvolvimento económico da Damba, desafinou a sua rede escolar e sanitária, mas agora, com a paz, trabalha-se para a sua recuperação, ao mesmo tempo que se aprofunda o debate para o resgate dos valores cívicos, morais e culturais, segundo as autoridades locais. O município da Damba tem uma população de 63.580 habitantes, de acordo com o Censo/2014, que produzem mandioca, banana, café, feijão, amendoim, milho de batata.

Tempo

Multimédia