Províncias

Habitantes já consomem água potável

Valter Gomes | Uíge

Milhares de habitantes dos bairros Quilamba Quiaxi, Pedreira e Popular, na periferia da cidade do Uíge, beneficiam de água potável desde sábado, no âmbito do projecto de melhoria e ampliação da rede de distribuição de água em curso na sede provincial.

Foi pedido à população para cuidar bem dos equipamentos instalados para não voltar a percorrer longas distâncias em busca de água
Fotografia: Maviti João Mulaza

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, procedeu à abertura da nova rede de distribuição do produto e reconheceu que a água é um bem precioso para a população, daí o empenho das autoridades na resolução deste problema que afectava a comunidade e evitar doença no seio das famílias.
Numa primeira fase foram contemplados os três bairros e posteriormente o projecto  estende-se a outros para  as populações poderem consumir água potável e o Governo Provincial trabalha para melhorias das condições de vida dos habitantes, disse Paulo Pombolo, que acrescentou:”No passado, víamos muitas senhoras nas ruas a vender água imprópria no centro da cidade, situação que nos deixava preocupados. Felizmente, hoje temos água na cidade do Uíge e nos arredores. Esperemos que os habitantes cuidem bem dos equipamentos instalados para não voltarmos a percorrer longas distâncias em busca deste produto.”
O director provincial da Energia e Água no Uíge, Mendes Domingos, explicou que a primeira fase do projecto contempla 136 quilómetros e 560 metros lineares, o que permitiu 5.756 ligações domiciliárias nos três bairros, correspondente a 61, 4 por cento do total de 9.400 ligações.
O director da obra da TSE, responsável pela primeira fase do projecto de água, António Sanchez, assegurou que os trabalhos   efectuados   têm garantia até 2053.
Esclareceu que após a abertura da rede no bairro Quilamba Quiaxi, Pedreira e Popular, o projecto  estende-se a outros bairros onde vão ser feitas 2.670 ligações. O soba do bairro Quilamba Quiaxi, Dias Lomba, disse que com a conclusão da primeira fase do projecto, o Governo Provincial deu um passo importante na resolução da água, que muito preocupa a comunidade, atendendo que no passado eram obrigados a consumir o líquido retirado nos rios, sem a mínima   higiene. 
“Prometemos manter a vigilância e sensibilizar à população a cuidarem bem dos equipamentos que o Governo Provincial colocou a nossa disposição”, garantiu a autoridade tradicional.
 O regedor do bairro Pedreira, Samuel Esteves, reconheceu as acções do Governo Provincial na  solução dos  problemas, sobretudo da água. “O bairro Pedreira nunca beneficiou de água potável, por isso estamos satisfeitos, pois já não temos razões para caminhar longas distância, como no passado.”
Os trabalhos de reabilitação e ampliação da rede de distribuição de água potável da cidade do Uíge e arredores começaram em 2013 e ficam concluídas em 2016.

Tempo

Multimédia